Queda de cabelo é normal na gravidez e pós-parto; entenda

Dois inimigos das mulheres grávidas podem ser também um incômodo para os cabelos delas durante e depois da gestação. As mudanças hormonais que ocorrem no organismo feminino e as oscilações emocionais afetam o corpo de uma maneira geral, o humor, e ainda podem causar queda de cabelos. E no pós-parto o problema tende a ser mais grave, mas tem solução.

De acordo com o dermatologista e diretor da regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RJ), Egon Daxbacher, o mais frequente é a queda pós-parto. “Isso é uma coisa temporária, reversível, mas que demora alguns meses para resolver”, explica. Os fatores, segundo o especialista, ainda não são conhecidos e não explicam muito bem o fenômeno. “Acredita-se que o estresse do momento, que seria o mesmo de pessoas que passaram por cirurgias complicadas ou doenças muito graves”, diz. Essa perda pode ser abrupta e forte, mas após alguns meses o cabelo volta a crescer.

Já durante a gravidez, os hormônios são uma das explicações. As alterações que o organismo passa durante os nove meses de gestação afetam também o couro cabeludo e os fios, que podem cair. Daxbacher também aponta que novamente o estresse tem seu papel nisso, além de alguma deficiência vitamínica. “Mas isso a gente quase não vê em grávidas, pois elas fazem reposição de vitaminas”, conta.

Fonte: Terra (https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/beleza/cabelos/queda-de-cabelo-e-normal-na-gravidez-e-pos-parto-entenda,412154333cf5d310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top