A queda de cabelo é um problema que atinge muitos homens e mulheres. Diariamente, é normal perdermos 50 a 100 fios – quantidade considerada saudável pelos dermatologistas – ao pentear e lavar as madeixas, porém, quando esse número cresce, deixando grandes tufos no ralo do banheiro e espalhados pela casa, ou até mesmo criando falhas no couro cabeludo, é um sinal de enfraquecimento. Você sabia que o motivo do dano pode estar relacionado a uma má alimentação ou com o estresse da rotina? O DermaClub esclareceu como esses problemas podem influenciar na perda demasiada de cabelos. Confira!
Fatores externos que podem causar a queda de cabelo
O cabelo possui um ciclo de crescimento e queda. Porém, ele pode ser interrompido por conta da fragilidade da haste, que ocorre devido à realização de procedimentos químicos, como tinturas, alisamentos e relaxamentos. Além disso, o problema pode estar relacionado também com alterações hormonais, efeitos colaterais a anestesia de cirurgias, infecções, medicamentos fortes, dermatite seborreica, entre outros.
Entenda como a má alimentação pode causar o enfraquecimento dos fios
De acordo com especialistas, a falta de nutrientes no organismo, como vitaminas, proteínas e minerais podem causar o enfraquecimento dos fios e, consequentemente, a perda demasiada deles. Para manter um cabelo forte, macio, brilhoso e com um crescimento saudável, é necessário ter uma boa alimentação. Sendo assim, é fundamental incluir os seguintes ingredientes e hábitos na sua rotina:
Vitaminas do complexo B: fígado, peixe, nozes, gema de ovo e soja;
Vitamina A: cenoura, beterraba e própolis;
Vitamina C: laranja, morango, limão, brócolis e suco de tomate;
Vitamina E: cereais integrais, óleos vegetais e sementes;
Proteína: carne vermelha, frango, leite e ovos;
Ferro: feijão, cereais, vegetais verdes e frutas secas;
A ingestão de água: dois litros por dia é ideal para manter o cabelo hidratado.
E o estresse, como ele reflete na queda capilar?
Assim como a pele, os cabelos também podem ser prejudicados com o estresse. Esse desequilíbrio emocional atrapalha o ciclo de vida dos folículos pilosos, antecipando o estágio de queda. Neste caso, é comum que caia uma grande quantidade de fios, deixando até mesmo falhas no couro cabeludo. A boa notícia é que esse tipo de queda pode ser revertida, desde que a causa seja tratada e eliminada.
Neste caso, o tratamento deve ser multidisciplinar, com consultas ao psicólogo – para controlar o estresse -, além do uso de vitaminas para o fortalecimento do cabelo e medicamentos de aplicação local a fim de evitar a queda e ajudar no crescimento das madeixas. Outra solução pode ser a utilização de shampoos e condicionadores que controlam a quebra e fortificam a fibra capilar, como é o caso da linha energizante antiqueda e antiquebra de Vichy.
Com uma boa alimentação e longe do estresse seu cabelo será muito mais saudável e bonito!
Fonte: Dermaclub (https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/queda-de-cabelo-estresse-e-ma-alimentacao-podem-estar-relacionados-com-o-problema-descubra_a6879/1)