O cabelo ajuda a emoldurar o rosto e faz parte da personalidade das pessoas. A falta dos fios ou problemas relacionados a queda de cabelo podem afetar diretamente a autoestima das pessoas. Para ajudar a reverter esta situação e investigar as causas da queda capilar, a tricologia e os seus tratamentos são excelentes opções.
Problemas como alopecia (areata e androgenética), eflúvio telógeno, afinamentos dos fios, falhas no couro cabeludo têm a sua origem em diversas causas que devem ser investigadas. O tricologista, especialista nas disfunções do cabelo e couro cabeludo, irá solicitar exames laboratoriais para um levantamento das condições gerais de saúde do paciente e, junto com uma equipe multidisciplinar de dermatologistas, endocrinologistas e nutrólogos, realizará uma investigação mais aprofundada para diagnóstico das causas da queda de cabelo.
Queda de cabelo afeta diretamente e autoestima
Um estudo divulgado pela ISHRS – International Society of Hair Restoration -, apontou que o cabelo é o atributo físico que mais afeta a autoestima, ficando à frente do peso, da má aparência e da ortodontia estética. O estudo também concluiu que cerca de 62% dos participantes concordam que o cabelo é importante para a carreira, e quase 75% dos homens que sofrem com perda capilar sentem-se menos confiantes, especialmente ao lidar com o sexo oposto.
E um dos principais objetivos da tricologia é devolver a autoestima às pessoas. Com tratamentos como laserterapia, massagem terapêutica, microinfusão de medicamentos na pele (MMP), entre outros protocolos e sem o uso de medicamentos, os procedimentos concedem aos pacientes a interrupção na queda de cabelo, promovem o nascimento de novos fios, devolvendo aos pacientes fios saudáveis e com volume.
Possíveis causas da queda capilar
Fatores genéticos, alterações hormonais, estresse, alimentação inadequada, com excesso de açúcar e ultraprocessados, uso indiscriminado de químicas no cabelo e sequelas de outras doenças, como a Covid-19, estão entre as principais causas de queda de cabelo.
“É esperado que caia, por dia, até 100 fios de cabelo. O que devemos ter atenção é quando esta perda de fios fica mais evidente no ralo do box após o banho, na escova de cabelo ou quando começar a abrir ‘clareiras’ na cabeça, deixando o couro cabeludo aparente”, explica o tricologista, Fernando Marques.
Quando a queda chega neste ponto de formar “tufos” de cabelo no chão, o problema de perda de cabelo já está bem instalado e necessita de atenção e tratamento o quanto antes.
“É recomendado que as pessoas evitem chegar neste estágio, procurando um atendimento especializado já nos primeiros sinais de perda capilar. Assim, a recuperação dos fios e tratamento das causas da queda terão mais efetividade”, alerta Marques.
Como último aviso, o tricologista atenta para que as pessoas evitem automedicação ou tratamentos miraculosos. “Procure sempre um especialista, como os tricologistas, que são experts no assunto e promovem um trabalho sério e com embasamento científico para o tratamento antiqueda de cabelo, além de evitar tomar qualquer tipo de medicação ou suplemento sem a devida recomendação médica ou especialista”.
Muito legal a matéria acima ,obrigado !
eu mesmo sabia que existia essa espacialidade chamado tricologista!
Já vou sim procurar um e marcar uma consulta o quanto antes ,presido faser um transplante msis antes vou consultar um tricologista!
José adam cunha
38998052322 Wzap se puder me indicar um tric,em Bh eu agradeço