Você sabe o que causa a queda de cabelo? Diariamente, perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo. Parece muito, mas essa é a quantidade considerada saudável pelos dermatologistas! A preocupação começa quando essa queda se torna mais acentuada, com aglomerados de cabelo que deixam falhas, chegando a mostrar o couro cabeludo. Ao chegar a este ponto, é necessário procurar ajuda médica – porém, para evitar a perda dos fios por conta de agressões químicas, estresse, secadores e chapinhas, existem algumas soluções simples e eficazes. Para esclarecer, o DermaClub conversou com a dermatologista Christiane Gonzaga, do Rio de Janeiro, que contou 5 motivos que levam à perda capilar.
1) O calor de secadores e chapinhas pode causar o enfraquecimento e a queda dos fios
De acordo com a dermatologista, “essas ferramentas podem prejudicar quem já possui fios frágeis e mais ralos, principalmente se as ferramentas forem utilizadas de maneira incorreta – como passar a chapinha no cabelo ainda úmido e usar o secador muito quente e próximo aos fios -, pois o calor deixa os fios bastante quebradiços, estimulando a queda”, explicou.
Ao sentir que os fios estão caindo mais após a aplicação da chapinha e secador, o ideal é interromper o uso: “É indicado reduzir essa agressão externa e deixar o cabelo ‘descansar’ por um período de tempo”. A dermatologista ainda ressaltou que banhos muito quentes e penteados que puxam os fios favorecem a quebra e a queda capilar.
2) O estresse também pode ser um motivo para a queda
Situações de estresse podem acarretar o eflúvio telógeno, que é uma queda intensa de cabelo. “Esse problema pode surgir após traumas físicos e emocionais, depois da gestação ou algumas doenças e infecções. Entretanto, de maneira geral, situações de estresse e ansiedade implicam numa grande perda de vitaminas e minerais, que são fundamentais para o crescimento e saúde do cabelo”, disse a Dra. Christiane. Sendo assim, a melhor forma de evitar é levar uma rotina mais tranquila e saudável. Se necessário, procure ajuda de um psicólogo e não deixe de buscar tratamento junto a um dermatologista.
3) Procedimentos químicos, como a escova progressiva, colaboram para o enfraquecimento capilar
Procedimentos químicos capilares podem ser um risco, principalmente para cabelos que já apresentam uma certa fragilidade. Se você é adepta a escova progressiva, coloração e outras técnicas do tipo, a dermatologista indica: “o ideal é tratar o cabelo uma semana antes com produtos hidratantes e que ajudem a causar menores danos aos fios. Outra dica é procurar saber com seu cabeleireiro o que está sendo usado nos seus fios e a procedência do produto”. Ao sentir que os fios estão caindo mais após a química, interrompa o procedimento por um tempo.
4) A dermatite seborreica também pode causar a queda de cabelo
Conhecida popularmente como caspa, a dermatite seborreica é uma inflamação que pode causar descamação, coceira, vermelhidão no couro cabeludo, além de acarretar a queda de cabelo. Como não há cura, a melhor maneira de controlar o problema é com a limpeza da região com shampoos para a remoção da caspa e da oleosidade.
Fonte: DermaClub (https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/queda-de-cabelo-4-motivos-que-levam-ao-enfraquecimento-dos-fios_a6424/1)