queda-de-cabelo-e-vitaminas

9 vitaminas e minerais para evitar queda de cabelo

As vitaminas e minerais, como biotina, vitamina E, vitamina A, ferro e selênio são ótimos para evitar a queda de cabelo, porque fornecem ao couro cabeludo as condições necessárias para o crescimento e manutenção saudável dos fios.

As vitaminas e os minerais podem ser obtidos através da alimentação do dia a dia ou através do uso de suplementos, no entanto é importante ter orientação profissional quanto ao tipo, quantidade e tempo de suplementação das vitaminas, pois o excesso de algumas vitaminas pode causar intoxicação.

Caso a queda de cabelo permaneça mesmo após iniciar o uso das vitaminas, é importante investigar junto a um tricologista a causa para ajustar ao tratamento mais adequado.

As principais vitaminas e minerais para evitar a queda de cabelo são:

1. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, como a biotina, ácido fólico, riboflavina e vitamina B12 são essenciais para manter a saúde das células no couro cabeludo, evitando assim, a queda de cabelo.

2. Vitamina D

A vitamina D é responsável pela saúde do couro cabeludo, com função antioxidante e anti-inflamatória. Em casos de queda de cabelo associada a deficiência deste nutriente, a suplementação com a vitamina D é recomendada para ajudar na recuperação da estrutura dos fios de cabelo. No entanto, a suplementação da vitamina D só deve ser utilizada sob orientação médica, pois em altas quantidades pode ser tóxico.

3. Vitamina A

A vitamina A é responsável pelo desenvolvimento e manutenção da estrutura da pele, cabelo e glândulas sebáceas, que são as responsáveis por produzir o sebo para hidratar e proteger o couro cabeludo.

A deficiência da vitamina A diminui a espessura e pode causar a queda de cabelo. No entanto, a ingestão excessiva de vitamina A, também pode enfraquecer o couro cabeludo, causando queda de cabelo. Por isso, é fundamental passar por uma consulta com um especialista antes de iniciar a suplementação de vitamina A.

4. Vitamina C

A vitamina C melhora a absorção de ferro, um mineral fundamental para manter a boa circulação sanguínea e um dos principais responsáveis pela formação dos fios de cabelo. Por isso, é importante manter os níveis de vitamina C do organismo adequados, evitando, assim, a queda de cabelos.

A dosagem de suplementação de vitamina C para combater a queda de cabelo varia se a pessoa tem alguma doença ou não, se a mulher está grávida, se usa algum medicamento. Por isso, a suplementação da vitamina deve ser somente com avaliação profissional.

5. Vitamina E

A vitamina E é um potente antioxidante, protegendo as células contra radicais livres e evitando o envelhecimento das células responsáveis por manter a saúde do couro cabeludo e dos cabelos. Por isso, a suplementação da vitamina E pode ser uma alternativa para o tratamento da queda de cabelo.

6. Ferro

O ferro participa da regulação dos genes responsáveis pelo equilíbrio no couro cabeludo e crescimento dos cabelos e, por isso, níveis adequados deste mineral são importantes para evitar a queda de cabelo.

Para garantir a quantidade ideal de ferro capaz de diminuir a queda de cabelo, é recomendado fazer mudanças na alimentação e uso de suplementos de acordo com a recomendação médica, sendo normalmente indicada a ingestão entre 18 e 65 mg do mineral por dia.

7. Zinco

O zinco é um mineral importante para o couro cabeludo, pois outras vitaminas, enzimas e minerais dependem deste nutriente para o processo do crescimento e fortalecimento dos cabelos.

Estudos mostram que a suplementação de 50 mg de zinco por 3 meses é suficiente para tratar a queda de cabelo.

8. Selênio

O selênio participa do crescimento e fortalecimento dos fios de cabelo, além de ser antioxidante, evitando o envelhecimento das células responsáveis pela saúde do couro cabeludo. Entenda melhor sobre o selênio e quando se deve suplementar.

9. ​Ômega 3 e ômega 6

O ômega 3 e 6 são gorduras que ajudam a proteger a raiz dos cabelos, pois melhoram a hidratação da pele e do couro cabeludo, prevenindo a queda e ajudando no crescimento dos cabelos.

A suplementação de ômega 3 e 6, pode ser feita na forma de óleo de linhaça, óleo de peixe, de borragem ou prímula, por exemplo, e melhora a circulação sanguínea e a hidratação do couro cabeludo, o que contribui diretamente para o crescimento de fios de cabelo fortes e saudáveis.

Fonte: https://www.tuasaude.com/vitamina-para-queda-de-cabelo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top