cuidados-cabelo-couro-cabeludo-inverno

7 dicas para cuidar do couro cabeludo no inverno

Você sabia que o nosso couro cabeludo, e não só o comprimento do cabelo, também sofre com o inverno? Isso porquê é durante o inverno que nosso couro cabeludo fica mais sensível e suscetível a doenças de pele, como a psoríase e a dermatite seborreica.

O couro cabeludo é onde nascem nossos os fios, se ele não estiver saudável e bem cuidado, isso irá refletir no crescimento do cabelo.

Os principais sinais que o cabelo nos dá de que nosso couro cabeludo não está bem são:

  • Oleosidade excessiva
  • Caspa
  • Coceira
  • Feridas
  • Vermelhidão
  • Dor
  • Mal cheiro
  • Fios quebradiços e ressecados
  • Queda acentuada

E isso pode alertar desde problemas mais simples de se resolver até alguns mais complicados, como é o caso da psoríase e da dermatite seborreica. Neste momento, a consulta com um especialista, como o tricologista, é necessária para uma avaliação minuciosa do seu cabelo e couro cabeludo.

Confira abaixo 7 dicas de como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios

1. Evite o banho muito quente

Mesmo que esteja muito frio, o banho de água quente não faz bem nem ao couro cabeludo e nem à pele toda em geral. Pode ser difícil levar essa dica em diante, mas a água em alta temperatura estimula as glândulas sebáceas, favorecendo o aumento da oleosidade e também o ressecamento. Assim, prefira banhos de água morna ou fria.

2. Massageie o couro cabeludo

A pressão vinda das mãos traz sensações de bem-estar ao couro cabeludo. O ideal é fazer movimentos circulares com os dedos, mas sem usar as unhas.  A massagem ativa o fluxo sanguíneo e de circulação na região que alimenta os folículos pilosos, diminuindo o stress, a pele morta e a oleosidade, segundo o site Quedadecabelo.com

3. Não coce seu couro cabeludo!

Pode ser difícil evitar, mas quando você coça uma vez, você inicia um ciclo de coceira sem fim e que só machucará sua pele.

4. Evite usar o secador

O ideal durante o inverno é deixar o cabelo secar naturalmente (exceto durante a noite, antes de dormir). Ao mesmo tempo em que o secador ajuda a secar os fios de forma mais rápida, a alta temperatura dele pode influenciar negativamente no couro cabeludo, abrindo as escamas e favorecendo o ressecamento e a queda dos fios.

5. Não use condicionador na raiz

O condicionador na raiz ou muito próximo dela pode entupir os poros do couro cabeludo, favorecendo a oleosidade e o aparecimento da caspa.

6. Seque o cabelo antes de dormir

Na verdade, o ideal ainda é deixar o cabelo secar naturalmente, como dito anteriormente, mas como pode demorar um pouco, não é o ideal a se fazer na hora de dormir. Já é consenso que dormir com os fios molhados faz mal a eles e ao couro cabeludo, já que facilita a proliferação de bactérias e fungos, resultando em mais oleosidade, caspa e até queda de cabelo.

7. Alimente-se bem!

Os alimentos são poderosos na hora de fortalecer o couro cabeludo e os fios. Por isso, abasteça seu corpo (e seu cabelo) com nutrientes ingerindo frutas, carnes, legumes, açúcares, gorduras e carboidratos na medida certa. Além disso, alimentos ricos em ômega 3 (salmão, nozes e chá verde) ajudam o cabelo a ficar com aquele brilho tão querido; frutas ricas em vitamina C dão mais resistência aos fios e vitamina B, encontrada no feijão e em grãos, evita a queda.

Fonte: https://cacheia.com/2015/06/7-dicas-para-cuidar-do-couro-cabeludo-no-inverno/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top