A queda de cabelo no inverno é tema frequente e, na maioria das vezes, não é um problema, é um processo natural que se acentua em diversas fases da vida, inclusive nessa época do ano.
Os fatores são vários, mas entre os mais comuns são a falta de sol e os banhos mais quentes e demorados.
Até quando a queda de cabelos é normal?
Uma queda de até 100 fios por dia é considerada normal. Em caso de uma queda mais acentuada em algum ponto específico, ou que signifique redução do volume total do cabelo, um médico deve ser procurado.
Entenda o que é a queda de cabelos “natural” de inverno e como minimizá-la com 5 medidas simples:
1. Lave o cabelo com água morna
A boa higienização do cabelo é importante para evitar problemas no couro cabeludo, mas a farmacéutica da Biotec Dermocosméticos Mika Yamaguchi alerta que a água quente pode ser a vilã dessa história. “A água quente muitas vezes retira a proteção natural do couro cabeludo gerando caspas e seborréia, o que pode aumentar o quadro de queda”, diz.
A dica para quem não abre mão do banho quente é lavar os cabelos antes com água fria e depois o corpo, mas não expor o couro cabeludo a temperaturas acima de 36 graus (temperatura do corpo), a farmacêutica e diretora científica da Mezzo Joyce Rodrigues frisa que a temperatura ideal para o banho todo é de 20 graus.
2. Dispense os acessórios de cabeça por um tempo
“O hábito de utilizar bonés, lenços, toucas e chapéus com frequência também favorece a proliferação de fungos”, diz Joyce. Quem já está incomodado com a queda de cabelo deve evitar “abafar” o couro cabeludo dessa maneira.
3. Exponha-se ao sol
A baixa incidência de sol, por sua vez, afeta a produção de vitamina D, que muitas vezes até no verão está abaixo do desejado. Essa carência, segundo Mika Yamaguchi, afeta a saúde como um todo, incluindo o couro cabeludo.
Dica: Procure tomar banhos de sol mesmo no inverno. Não esqueça de proteger a pele e os olhos dos raios UVA/UVB.
4. Cuide da alimentação
A alimentação mais gordurosa (chocolate quente, pipoca e outras delícias de inverno aumentam a produção sebácea, formando mais óleo no couro cabeludo, inibindo a oxigenação e obstruindo o poro piloso. Essa série de acontecimentos, segundo Joyce Rodrigues, pode causar ou piorar um quadro de queda de cabelo. Mika Yamaguchi destaca ainda que esses alimentos não têm os minerais e aminoácidos essenciais que necessitamos diariamente. A dica é inserir frutas, verduras e outros alimentos frescos e tomar bastante água.
5. Use produtos indicados para o problema
Segundo Mika, os xampús antiqueda possuem ativos que estimulam o crescimento capilar ou estimulam a circulação local “Eles melhoram a troca de nutrientes e fortalecem o bulbo capilar. Também há produtos com ativos que melhoram a estrutura dérmica do couro cabeludo. Outro ponto a ser levado em consideração é a melhora na circulação local”, diz a farmacéutica. Segundo a especialista, a loção tônica capilar é mais funcional pois trata diretamente o couro cabeludo.
Fonte: Portal Ana Maria Braga (https://anamariabraga.globo.com/materias/moda-beleza/queda-de-cabelo-se-acentua-no-inverno/)