Queda de cabelo em adolescentes

A queda capilar durante a adolescência pode ser atribuída a diversos fatores, pois é um período de transição física, emocional e psicológica. Entender o motivo da perda de cabelo é fundamental para realizar o tratamento adequado e um passo importante para melhorar a qualidade de vida.

A queda de cabelo e calvície em adolescentes são problemas cada vez mais relatados em consultas médicas. Devido à alta incidência e ao significante impacto causado pela perda de cabelos nessa faixa etária é importante analise detalhada na hora de avaliar, diagnosticar, tratar e, principalmente, aconselhar os adolescentes. A queda de cabelo pode ser sinal de que haja desequilíbrio no organismo, ou que algum medicamento esteja propiciando a queda, ou apenas que não esteja se alimentando corretamente, dentre outros. 

O desequilíbrio hormonal que ocorre com a síndrome dos ovários policísticos pode desencadear queda e comprometimento capilar. Alterações hormonais, como doenças da tiroide também podem interferir na produção do cabelo e aumentar a queda. Alguns medicamentos têm como efeito colateral a queda de cabelos, como os utilizados para tratamento de acne, anticoncepcionais, perda de peso ou depressão. 

A ingestão de substâncias anabolizantes por adolescentes está entre os motivos da queda capilar nessa faixa etária. É importante também ressaltar o processo químico, tais como: luzes, mechas, tintura, escova progressiva ou permanente podem causar danos irreversíveis ao fio, aumentando a quebra e queda dos cabelos. O mesmo pode ocorrer quando se usa aparelhos que esquentam os fios, como chapinhas, modeladores e secadores. Até mesmo penteados apertados, como tranças e rabos de cavalo, podem comprometer os cabelos. 

Segundo estudos, a calvície, também denominada alopecia androgenética, é a causa mais comum de perda de cabelos na adolescência. Tanto a queda de cabelos quanto a calvície em adolescentes têm se tornado cada vez mais precoce e intensa. Ela é caracterizada pela rarefação capilar progressiva, com diferentes padrões de acometimento em meninos e meninas. Em ambos, a parte superior da cabeça é a região mais afetada. 

O melhor lugar para identificar a queda capilar é no banheiro. Caso observe muito cabelo na pia, no ralo ou no chão é sinal de que algo está errado e buscar por orientação de um especialista. A análise é feita por um médico tricologista, que por meio de consulta vai diagnosticar qual o possível motivo da queda de cabelo e indicar o melhor tratamento. O diagnóstico precoce contribui para a qualidade de vida, pois muitos adolescentes sentem efeitos sobre a autoestima, confiança e vida social.

Fonte: Revista Saúde ( http://rsaude.com.br/sao-jose-do-rio-preto/materia/queda-de-cabelo-em-adolescentes/20073 )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top