queda-de-cabelo-fernando-marques-tricologia

As dúvidas mais comuns sobre queda de cabelo

A queda de cabelo é uma condição natural muito comum. Em média, uma pessoa costuma perder alguns fios por dia. No entanto, quando a queda do cabelo ocorre de forma excessiva é importante ficar atento.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é um problema que pode levar à perda total ou parcial dos cabelos. Embora seja mais comum entre os homens, com uma estimativa que 80% desta população com mais de 80 anos sofra com a queda capilar, também pode afetar as mulheres.

Confira também alguns mitos e verdades sobre queda de cabelos:

1. O que causa queda de cabelos?

Boa parte das quedas de cabelo são devido ao processo de envelhecimento ou à genética. Além dessas duas, existem muitas outras causas para a queda de cabelo como estresse, gravidez, hipotireoidismo, uso de medicamentos específicos, cigarro, alterações hormonais entre outras.

O ideal é fazer uma avaliação inicial, para identificar a possível causa e promover o tratamento mais adequado.

2. Quais são os tipos de queda de cabelo?

Basicamente, existem 3 tipos de queda de cabelos:

Alopecia Androgenética é a mais frequente e recorrente entre homens e mulheres e geralmente afeta a parte superior e frontal do couro cabeludo. 

A causa dessa queda de cabelos é uma condição fisiológica e que na maioria das vezes é consequente de uma herança genética. A Alopecia Androgenética deve ser cuidada e tratada o mais rápido possível, pois muitas vezes ela resulta em uma perda permanente do cabelo.

Alopecia Areata tem sua causa diretamente relacionada aos fatores emocionais, principalmente o estresse. Esta alopecia se apresenta com quedas repentinas e geralmente em áreas circulares e reduzidas. Ela é bastante recorrente na barba, cílios, sobrancelhas ou no couro cabeludo.

Alopecia de Tração é muito frequente em mulheres, pois a causa é o uso constante de tranças ou penteados que “apertam”. As regiões mais afetadas são as laterais do couro cabeludo, franja, nuca e atrás das orelhas.

3. Quais são os tratamentos mais recomendados?

O primeiro passo é procurar um atendimento especializado com um tricologisata e fazer uma consulta inicial. A partir da avaliação da causa do problema será indicado o melhor tratamento para cada caso.

Entre os tratamentos mais indicados para queda de cabelo estão o MMP Capilar e o Laserterapia, por oferecer os melhores resultados, de forma rápida e segura para o paciente.

4. Como funciona o MMP capilar?

A Microinfusão de Medicamentos na Pele, ou MMP, é um procedimento clínico não cirúrgico considerado eficaz no tratamento da queda de cabelo. Por meio desse tratamento minimamente invasivo, é possível inserir medicamentos ativos nas camadas superficiais na região a ser tratada, estimulando o crescimento dos fios de cabelo.

Como resultado, nota-se um estímulo ao metabolismo e a melhora da oxigenação do couro cabeludo, fortalecendo o crescimento dos fios.

5. Como funciona o tratamento com o Laserterapia?

O tratamento com Laserterapia consiste em um procedimento que utiliza luz de baixa intensidade para estimular o fluxo sanguíneo na região e auxiliar no fortalecimento dos fios capilares. Este tratamento é considerado um excelente recurso terapêutico contra calvície e queda de cabelo.

6. Quais resultados esperados?

O paciente irá observar a redução da queda de cabelo, o espessamento dos fios e o crescimento de novos fios de cabelo. No entanto, é bom ressaltar que os são individuais, dependendo muito da resposta do organismo de cada pessoa, alinhada a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

7. Como prevenir a queda de cabelos?

Higiene adequada dos fios, já que cabelos lavados com pouca frequência acumulam sujeira, oleosidade e resquícios de poluição. Lavar em excesso também não faz bem.

Evite deixar o cabelo molhado, pois torna os fios mais frágeis, favorecendo às doenças no couro cabeludo. Também deve-se evitar secar os cabelos friccionando com muita força com a toalha, além de não forçar escovar com pentes finos e escovas duras.

Diminua a frequência de penteados que tracionam intensamente os cabelos, como “rabo de cavalo” e tranças. Se possível, alterne com os cabelos soltos, pois esses penteados podem provocar quedas.

Procure cuidar da sua saúde mental, evitando principalmente o estresse. Além disso, uma dieta saudável, com frutas, legumes e verduras e evitando alimentos industrializados e ultraprocessados, é fundamental para uma boa saúde capilar.

Fonte: https://clinicadepele.com.br/perguntas-sobre-queda-de-cabelos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top